Cumprimento

O cumprimento está a ganhar cada vez mais importância a nível global e já há algum tempo tem sido de elevada importância para nós no âmbito da nossa responsabilidade social.

VOLTAR

Cumprimento: O que significa?

"Cumprimento" significa "adesão a", ou "cumprimento com", certas regras ou proibições, especialmente como consagrado na lei obrigatória, como por exemplo a:

  • Proibição do comportamento que restringe a concorrência
  • Proibição da concessão ou aceitação de benefícios inadequados
  • Proibição da não-conformidade com os regulamentos de segurança do trabalho
  • Condições de trabalho, etc.

Não são apenas as disposições do país em que a KONICA MINOLTA está ativa no respetivo caso que são pertinentes mas, independentemente delas, em muitos casos também as disposições jurídicas estrangeiras (por exemplo nos EUA, GB, EU) cuja violação possa implicar penalizações consideráveis e com risco de existência, até mesmo se a conduta não estiver relacionada a esse país estrangeiro.

Conformidade inclui a aderência às nossas Éticas Corporativas, estabelecidas nas nossas Diretrizes de Comportamento/ Código de Conduto e disponibilizadas para cada funcionário através da inter-/intranet, e é da mais elevada prioridade para todas as nossas ações e atividades empresariais. Comprometemo-nos expressamente com a nossa responsabilidade para não apenas alcançar o crescimento, mas também para cumprir com as nossas responsabilidades sociais e contribuir para a sociedade.

Para isso, a KONICA MINOLTA introduziu medidas numa fase inicial:

  • Contribuir para a responsabilidade social corporativa (CSR)
  • Código de Conduta (diretriz)
  • Diretrizes de Conduta do Grupo Konica Minolta para promover um comportamento adequado.

É a nossa tarefa comum continuar a cumprir com esta responsabilidade. Esta requer esforços constantes para garantir a aderência aos regulamentos atuais também no futuro. É por isso que, neste momento, queremos sublinhar a importância particular deste "Conformidade".

Cumprimento: Porque é tão importante?

Na KONICA MINOLTA a aderência às normas legais e corporativas é uma questão de disciplina.

A prática mostra, porém, que as violações nas empresas não podem ser descartadas. Até mesmo os funcionários não-envolvidos não informam os seus superiores ou as pessoas confidenciais responsáveis por elas, seja por ignorância, pela suposta proteção da empresa, pelo medo de desvantagens ou por colegialidade mal interpretada.

Estamos conscientes de que o mero conhecimento das deficiências pode ser realmente pesado, também para os funcionários não-envolvidos. Eles alternam entre a lealdade para com a empresa e os seus colegas. Não querem incriminar injustamente alguém, mas também não querem encobrir o comportamento ilegal ou ser igualmente responsável por quaisquer danos daí resultantes.

As violações de conformidade reservadas podem rapidamente ganhar uma dimensão que ameaça a existência e têm consequências enormes para todas as partes envolvidas, particularmente quando as autoridades competentes já tomaram conhecimento das deficiências.

Cumprimento: como funciona?

Cumprimento também significa salvaguardar o cumprimento com as disposições legais, normas corporativas e apoiar os funcionários naquilo.

Por este motivo, criamos as estruturas necessárias para garantir

  • O conhecimento das regras
  • A orientação/ajuda para o comportamento correto
  • A descoberta de quaisquer violações/deficiências